Bula de nomeação de Dom Gustavo de Oliveira como Arcebispo.

Bula de nomeação - Arquidiocese de São Salvador da Bahia


URBANO, BISPO
SERVO DOS SERVOS DE DEUS
VIGÁRIO DE CRISTO
PRIMAZ DA ITÁLIA E ARCEBISPO METROPOLITANO DA PROVÍNCIA ROMANA
SOBERANO DO ESTADO DA CIDADE DO VATICANO
PATRIARCA DO OCIDENTE

Ao dileto irmão Gustavo Oliveira, saudação e bênção no Senhor,

A Santa Igreja de Cristo, como a mais carinhosa das mães, providencia para que as circuncisões eclesiásticas, com o intuito de prover adequadamente as necessidades de cada região, sejam confiadas ao governo dos pastores mais diligentes e experimentados, de modo que à obra auspiciosamente começada não falte o remate do adorno e lustre conveniente. Por isso, tendo em vista o pedido de renúncia de nosso irmão Juan Patchelli ao ministério episcopal na Arquidiocese de São Salvador da Bahia, desejoso de provê-la da melhor maneira, não julgamos nenhum outro mais apto para tal encargo do que a ti, Venerável Irmão, cujas virtudes e cuja experiência no trato dos homens e dos negócios bem conhecemos.
Tendo, pois, ouvido o parecer de nossos veneráveis irmãos, em virtude de nossa autoridade suprema, te elevamos como arcebispo para a mesma arquidiocese, e dela te concedemos o cuidado, o governo e a administração, tanto no espiritual como no temporal, com todos os direitos, honrarias, encargos e obrigações próprias de tão árdua e elevada dignidade.
Queremos, porém, que antes de tomares posse de tua Diocese, prestes na presença do senhor Núncio Apostólico, Dom João Pedro Silva, o juramento de fidelidade a nós e aos Pontífices Romanos. Feito isto, remeterás sem demora à Sagrada Congregação para os Bispos a fórmula do juramento prestado, assinado e carimbado por ti e pelo referido irmão.
Dispensamos-te de renovar a confirmada profissão de fé, prescrita pela Lei Canônica; revogadas todas as disposições em contrário. Sejas tu, também, acolhido por vossos bispos auxiliares, que tanto labutam em prol da Santa Igreja de Deus. Sede cooperador deles no pastoreio desta Igreja Particular.
Para determinar, de bom grado, Venerável Irmão, te encomendamos ao Deus Onipotente, e cordialmente te exortamos a que, depois de te seres até agora mostrado Prelado laborioso e merecedor de encômios, no teu novo posto, continues a desempenhar um papel brilhante à frente de teu povo, qualquer que sejam as conjunturas adversas ou prósperas.
Datum Romae, die 04 mensi agustus, A.D. 2018. Primus sub coronam Urbaniensis.

       + Urbanus Pp. III       
Pontifex Maximus

Comentários